top of page
AZUL 04

“eterno retorno”

O “eterno retorno” é uma das leis do universo. Ciclos se repetem e, se tudo recomeça, a prioridade máxima é cuidar para que o novo possa ser o melhor possível.

Os recomeços são revigorantes. Seja um novo trabalho, um relacionamento ou mesmo um novo ano. A sensação primeira é a de liberdade. Estamos diante de uma página em branco com todas as possibilidades. Há quem não consiga avançar exatamente por isso. O “tudo em aberto” assusta, e muitos precisam de um plano. Outros, assim que avistam o vazio, partem logo para o primeiro passo.

Alguns percorrem o novo caminho com entusiasmo e nunca olham para trás. Outros avançam titubeantes e alternam a visão do amanhecer com o crepúsculo. Na genealogia dos começos, esses são alguns fragmentos possíveis.

Essa eterna recorrência — popularizada como o Eterno Retorno — é uma das leis do universo. Então, tal como uma roda do tempo, acabamos por repetir os ciclos. Toda existência e energia que existe no mundo são recorrentes e continuarão a acontecer, da mesma forma, um número infinito de vezes através do tempo e do espaço.

Os términos e começos são parte integrante da vida, a todo momento alguma coisa termina e outra recomeça. Porém, há infinitude no processo, mas não no repertório. O repertório tem limites. Essa reflexão que sempre intrigou o homem é encontrada desde os primórdios da humanidade. Consta na filosofia indiana e no Egito antigo, na sabedoria judaica (Eclesiastes) e na filosofia antiga.


O livro de Eclesiastes, (Antigo Testamento) aponta que “o que foi voltará a ser, o que aconteceu, ocorrerá de novo, o que foi feito se fará outra vez. Não existe nada de novo debaixo do sol” (1:9)

E permaneceu no mundo antigo durante centenas de anos como um enigma, um conhecimento místico,vê-se o Eterno Retorno na obra de Platão e Aristóteles, na poesia de Virgílio.

cria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page