top of page
AZUL 04

O Amor!

Atualizado: 10 de mar. de 2023

O amor!

Está aí um sentimento frequente em nossas vidas. Amamos nossos familiares, nossos amigos, nossos cachorros, nossos ídolos e, muitas vezes, amamos outra pessoa que se torna nossa parceira. Pelo menos um desse amor você já deve ter sentido ?

Quando pensamos no amor sob o olhar da Filosofia, podemos encontrar, o resultado da cultura greco-romana e também da cultura cristã, três definições independentes de amor.

A primeira é o amor Eros. Ele é definido por Platão como um amor ligado à ideia do desejo. Amar alguém, portanto, significa desejar fortemente aquela pessoa. porém “A partir do momento que eu concretizo o desejo, ele deixa de existir e, desta forma, o amor também deixa de existir”. Ou seja, o amor Eros é o desejo por algo ou alguém que desaparece quando é satisfeito.

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando se é feliz. Temos também, como terceira definição, o amor Ágape.

Dentro do pensamento cristão, o amor é idealizado pela renúncia. Amar alguém é ter uma atitude de amor com o outro sem esperar nada em troca. “Você simplesmente renuncia em favor do outro, sem esperar o retorno disso”, Isso nos mostra como o amor pode ser um sentimento tão complexo – já que, dependendo da sua interpretação de mundo e da vida, você pode amar uma pessoa de diversos modos. Santa Irmã Dulce dos Pobres irá dizer Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação


By: Henderson Souza

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page